Quanto e como uma empresa precisa investir em propaganda?

Quanto e como uma empresa precisa investir em propaganda?

Crise não deve ser motivo para cortar gastos com publicidade

Muitas empresas estão sendo abaladas pela crise econômica e se perguntam como deve ficar o investimento em marketing. Em primeiro lugar, os empreendedores devem ter em mente que deixar de fazer propaganda não é o melhor caminho para enfrentar a situação atual. Afinal, o produto ou serviço será visto por um número bem menos expressivo de consumidores.

Definir um valor mensal, semestral ou anual correto começa, primeiramente, analisando o tipo de negócio e o mercado onde a empresa está inserida. Num segundo momento, cabe à diretoria e ao departamento financeiro avaliar o fluxo de caixa e qual montante pode ser reservado para a propaganda.

Também é importante verificar quais são os objetivos de comunicação da organização. Pode ser o lançamento de um produto ou serviço, que demanda um investimento maior, e/ou a divulgação periódica da marca.

Tão importante quanto estimar o custo que um produto ou serviço terá é definir a verba destinada à publicidade. Tendo como base esse cálculo, geralmente as empresas costumam investir de 2% a 10% do faturamento bruto. Porém, não existe uma fórmula padrão.

O que o empresário, seja de pequenas, médias ou grandes organizações, precisam ter em mente é que só o marketing é capaz de alavancar as vendas, valorizar marca, produto e serviço, e dar o retorno do investimento feito. Pense nisso!

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