Quando e como mudar um logotipo

Quando e como mudar um logotipo

Alteração da identidade visual precisa ser bem estudada

Será que está na hora da sua empresa mudar o logotipo? Você já se questionou sobre isso? Vamos analisar o caso e te ajudar a responder esta dúvida.

Com o avanço tecnológico e comportamental do consumidor, empresas se veem obrigadas a atualizarem seu logotipo para se adaptarem ao mercado cada vez mais competitivo.

Há vários fatores para a decisão de alterar o logotipo. Pode ser por uma questão de mudança administrativa, de foco, novo segmento, busca por novos clientes, inovação, modismo e obsolescência.

O logotipo deve ser tão marcante a ponto de olharmos para ele e lembrarmos da empresa já de cara. Afinal, o logo transmite a identidade visual da empresa. Por isso, precisa ser forte, bem trabalhado e, principalmente, atrativo para se destacar da concorrência.

A reformulação de um logotipo, seja com o intuito de modernizar ou se adaptar ao mundo globalizado, deve ter orientação profissional voltada à geração de valor. Toda a organização esteja alinhada com a mesma estratégia.

Confira algumas regras básicas para servir de check-list na hora de mudar o logotipo:

  • Pesquise bastante o mercado em que trabalha ou queira trabalhar;
  • Faça um benchmarking, pois permitirá que você identifique os movimentos de concorrência e onde ela está mais acirrada;
  • Analise as referências de logotipos concorrentes ou não, como cores, ícones, estilos, que ajudam bastante no processo criativo;
  • Alinhe bem os valores e o foco para a revitalização de seu logotipo;
  • Estude se é o caso de fazer uma mudança total ou de forma sutil.

Lembre-se: a imagem de uma empresa não pode agradar o proprietário ou o designer. Ela precisa ser agradável ao consumidor.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*