Quando e como mudar um logotipo
Alteração da identidade visual precisa ser bem estudada
Será que está na hora da sua empresa mudar o logotipo? Você já se questionou sobre isso? Vamos analisar o caso e te ajudar a responder esta dúvida.
Com o avanço tecnológico e comportamental do consumidor, empresas se veem obrigadas a atualizarem seu logotipo para se adaptarem ao mercado cada vez mais competitivo.
Há vários fatores para a decisão de alterar o logotipo. Pode ser por uma questão de mudança administrativa, de foco, novo segmento, busca por novos clientes, inovação, modismo e obsolescência.
O logotipo deve ser tão marcante a ponto de olharmos para ele e lembrarmos da empresa já de cara. Afinal, o logo transmite a identidade visual da empresa. Por isso, precisa ser forte, bem trabalhado e, principalmente, atrativo para se destacar da concorrência.
A reformulação de um logotipo, seja com o intuito de modernizar ou se adaptar ao mundo globalizado, deve ter orientação profissional voltada à geração de valor. Toda a organização esteja alinhada com a mesma estratégia.
Confira algumas regras básicas para servir de check-list na hora de mudar o logotipo:
- Pesquise bastante o mercado em que trabalha ou queira trabalhar;
- Faça um benchmarking, pois permitirá que você identifique os movimentos de concorrência e onde ela está mais acirrada;
- Analise as referências de logotipos concorrentes ou não, como cores, ícones, estilos, que ajudam bastante no processo criativo;
- Alinhe bem os valores e o foco para a revitalização de seu logotipo;
- Estude se é o caso de fazer uma mudança total ou de forma sutil.
Lembre-se: a imagem de uma empresa não pode agradar o proprietário ou o designer. Ela precisa ser agradável ao consumidor.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!