Qual o melhor meio de comunicação para atingir seus colaboradores?

São várias as ferramentas disponíveis para o endomarketing

Já falamos aqui sobre a importância do bom atendimento ao primeiro cliente de uma empresa: o colaborador. Valorizar o capital humano é uma grande estratégia, pois torna o funcionário um verdadeiro aliado do negócio, ajudando inclusive no sucesso da corporação.

Porém, conhecer muito bem esse público-alvo é indispensável para traçar as ações mais adequadas de endomarketing. Saber e entender como cada um gosta de receber as notícias envolvendo a empresa e seu departamento é fundamental.

Diante de uma pesquisa elaborada com esse fim, entra em cena o planejamento de comunicação interna. As ferramentas disponíveis são impressas ou por meio eletrônico, de acordo com as necessidades da comunicação corporativa.

Mural – Fixado em pontos de maior circulação de pessoas – área do café ou bebedouro, por exemplo –, deve conter informações curtas para breve leitura. Textos pequenos e imagens atraentes chamam a atenção.

Newsletter – Boletim enviado por e-mail, deve ter uma periodicidade e um formato padrão. Os textos podem conter links redirecionando para um site ou blog da empresa.

Blog – Ferramenta utilizada para divulgar notícias da empresa quando não há uma intranet, geralmente. Deve ser constantemente atualizado com textos e fotos.

Intranet – Rede interna digital utilizada como fonte de informações e consultas sobre normas da empresa, valores etc. É possível liberar informações de acordo com o nível hierárquico.

Revista – Com circulação interna e externa, tem conteúdo informativo e interpretativo. O número de páginas é fixo ou variável.

Jornal – É menor do que uma revista e pode trazer novidades sobre diversos setores, tanto da empresa quanto do mercado, além de curiosidades, entretenimento e espaço para uso dos funcionários.

Independente de qual seja a ferramenta utilizada pela empresa para se comunicar com seu colaborador, é importante ter certeza de que a mensagem esteja sendo transmitida de maneira clara e objetiva.

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