Promotor de vendas é mais do que um funcionário no PDV

Profissional faz parte do trade marketing de uma empresa

Ser um promotor de vendas, hoje em dia, é mais do que organizar adequadamente os produtos nas gôndolas, conferir preços ou repor mercadorias. Estar atento e capturar dados relevantes no ponto de venda (PVD) é importante para a empresa e para o profissional que queira se destacar na área.

O promotor de vendas acaba fazendo parte do que chamamos de trade marketing, uma estratégia para potencializar as vendas. Os PDVs são foco para análise do comportamento e hábitos do consumidor. É ali que os profissionais de promoção conseguem, inclusive, estudar os produtos dos concorrentes.

Algumas das atribuições desse profissional são:

  • Promover produtos e serviços;
  • Organizar a exposição de produtos;
  • Verificar a rotatividade de mercadorias;
  • Abordar clientes e esclarecer dúvidas;
  • Auxiliar vendedores.

Como material de apoio para o trabalho do promotor de vendas, entram em cena os folhetos, folders, amostras grátis, produtos para degustação etc. Mais do que isso, ele deve estar devidamente treinado para passar informações numa eventual abordagem de um cliente.

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