Os poderes das embalagens e rótulos

Design deve ser pensado estrategicamente

Conhece aquele ditado “comer com os olhos”? É mais ou menos isso que os designers pensam quando criam uma embalagem. Afinal, pode ser que, por causa de um belo frasco, o consumidor resolva levar um produto para casa.

Uma embalagem bem feita tem diversos poderes, tais como seduzir, despertar desejos e necessidades no cliente. Deve provocar reações através do formato, texturas, cores e elementos gráficos.

Mais do que isso, a criação de uma embalagem exige pesquisa e planejamento. É uma atividade multidisciplinar composta por:

  • Design gráfico;
  • Desenho estrutural;
  • Engenharia de embalagem;
  • Análise do ponto de venda;
  • Estratégia de marketing;
  • Estudo do comportamento do consumidor.

As embalagens e rótulos existem para atender aos anseios da sociedade e são fundamentais na hora do cliente decidir pela compra. A linguagem visual agrega significado ao produto e comunica os valores e diferenciais de uma marca. Suas funções mercadológicas são:

  • Informar sobre o conteúdo do produto
  • Atrair a atenção do consumidor na gôndola
  • Despertar o desejo de compra
  • Destacar a marca do fabricante e promover a recompra

Por fim, podemos considerar que embalagens e rótulos têm o poder de transformar o que antes era uma mercadoria numa entidade mais atraente e desejada.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*