Marca, logo, logomarca e logotipo. Será que é tudo igual?

Termos são parecidos e geram sempre uma boa discussão

Vamos falar um pouco sobre um assunto que sempre gera controvérsias no mundo publicitário. Existem pessoas que defendem o uso do termo logomarca. Já outras dizem que é incorreto. Também há aqueles que utilizam a denominação logotipo somente. Outros ainda abreviam e chamam somente de “o logo” ou “a logo”.

Vejamos os significados segundo o dicionário, em primeiro lugar.

Logotipo: Símbolo que identifica uma empresa, marca, produto etc. constituído geralmente por uma imagem e/ou estilização de letra(s) em desenho fixo e característico.

Logomarca: O nome e o símbolo gráfico que constituem, juntos, a representação visual de uma marca (de produto, empresa etc.).

Logotipo ou logomarca são peças importantes da identidade visual de uma empresa e fundamentais na identificação com o público-alvo.

Com o papel de ser uma assinatura institucional, o logotipo é a representação tipográfica da marca. Por isso, precisa seguir um padrão visual e deve aparecer em todas as peças gráficas. O uso correto reforça a imagem e personalidade da empresa.

Já a logomarca é a representação gráfica e simbólica da marca. É um conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico, e seu símbolo visual.

Pelo jeito parece tudo a mesma coisa. Ainda bem que a palavra marca foge um pouco dessa discussão, como já explicamos num post.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*