As vantagens e desvantagens de uma house agency

As vantagens e desvantagens de uma house agency

Custo de mão de obra e demanda devem ser levados em conta

Um dos fatores levados em consideração quando uma empresa pensa em criar sua house agency, ou seja, uma agência interna, é a proximidade com os diversos departamentos da empresa e a vivência no ambiente corporativo em si. Entretanto, temos outros fatores que contam nesse processo.

Nem sempre é viável a criação e, principalmente, a manutenção de uma house. A estratégia de ter uma execução interna para redução de custos pode, na verdade, acabar gerando uma publicidade com nível técnico inferior. Afinal, é difícil garantir material criativo e de qualidade quando não há troca de ideias e a possibilidade de se “respirar novos ares”.

O custo é alto para sustentar uma estrutura grande e também uma equipe diversificada e qualificada para cada função de uma agência: atendimento, planejamento, mídia, criação, produção e web. Além disso, manter profissionais com bons salários, sem uma demanda constante, é inviável às finanças de uma empresa.

Então, podemos definir que criar uma house agency tem:

As vantagens:

  • Vivência in company;
  • Acompanhamento de perto.

E as desvantagens:

  • Criação de uma nova empresa, com seus encargos;
  • Manutenção de estrutura departamental;
  • Mão de obra ociosa e/ou desqualificada.

 

* ERRATA: havíamos comentado nessa matéria que a house agency teria direito ao desconto padrão de 20% . Porém, conforme esclarecido pelo Sinapro-SP, consta no CENP o contrário. Observe abaixo:

Artigo 6.5 O “desconto padrão de agência” não será concedido a:
a) a Anunciantes diretamente ou a “Departamentos de Propaganda” de Anunciantes ou Agências Próprias (“House Agencies’’) que não se conformarem ao disposto no item 2.5 e subitens; e item 8.5 destas Normas-Padrão.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*