E aí: tipografia ou tipologia?
Essa é uma incansável discussão entre os profissionais de design gráfico
No mundo da publicidade, muito se discute sobre o uso correto dos termos tipologia e tipografia, e também o significado de cada uma.
Para começar, vamos explorar o significado delas. De origem grega, a palavra tipografia une dois vocábulos: typos – padrão; e grafe – escrita. Segundo definição de nosso dicionário, trata-se de uma “técnica de impressão a partir de matrizes de madeira ou de metal fundido em alto relevo, cujos caracteres e imagens são compostos um a um manualmente ou em linhas, por linotipia; imprensa”.
Já a palavra tipologia quer dizer: “Coleção dos caracteres de impressão mobilizados para um projeto gráfico”.
Baseado nisso, podemos afirmar que a tipografia é conhecida como a impressão dos tipos, e a tipologia é o estudo da formação dos tipos.
Tão importante quanto à imagem e o design, a tipografia utilizada em um material é de extrema importância. Um texto, utilizando uma fonte adequada, é capaz de transmitir sentimentos, sensações e emoções.
O uso correto da tipografia é fundamental para passar a mensagem de maneira efetiva. Formas, cores, espaçamento, tamanho, estrutura… tudo isso agrega valor a um projeto.
Conforme definição do tipógrafo e formador suíço Wolfgang Weingart, tipografia “é transformar um espaço vazio, num espaço que não seja mais vazio. Isto é, se você tem uma determinada informação ou texto manuscrito e precisa dar-lhe um formato impresso com uma mensagem clara que possa ser lida sem problema, isso é tipografia”.
O papel do designer – Na era digital, o profissional de design gráfico possui inúmeras ferramentas e conhecimentos sobre as potencialidades da tipografia.
Agora que desmistificamos o significado e a diferença principal entre tipografia e tipologia, em um próximo post falaremos sobre a melhor maneira de escolher os tipos.
Até lá!
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