Diagramação Revista

CEO da Four dá dicas úteis para uma boa diagramação

Alguns detalhes não podem faltar no processo básico

Para uma boa diagramação é preciso entender o processo de criação.
Diagramar uma revista ou jornal é diferente de um anúncio ou folheto, por exemplo. Uma revista exige um trabalho maior na padronização da estrutura. Já no anúncio temos o processo básico: chamada, conteúdo e fechamento. Falaremos disso mais tarde.

Cada material tem sua particularidade. Mas, se você não é expert em diagramação, fique tranquilo. Você aprende com treino, muito treino.
As dicas a seguir são bem básicas para quem está começando, e não podem faltar para uma boa diagramação.

Esboço Projeto

 

 

Antes de mais nada, faça um rabisco no papel, ou até mesmo no computador, para organizar melhor as informações e o conteúdo que o cliente enviou.

 

 

 

 

Diagramação Exemplo

Feito isso, é hora de estruturar seu arquivo no programa a ser utilizado: Adobe Indesign, CorelDraw etc. A organização da estrutura consiste em: criar cabeçalhos, rodapés, definição de fontes, padrão de cores, espaçamentos, e por aí vai.

Uma vez que seu arquivo está estruturado, é hora de copiar o conteúdo e prever imagens, ilustrações etc., para ter uma base de páginas ou espaço que irá precisar. Essa etapa é importante, pois depois que fez o escopo, no primeiro passo, consegue ter uma ideia real do que fez com o arquivo que está criando. Pode ou não dar certo, já que às vezes à proporção que fazemos não encaixa no trabalho final. Lembra que eu falei de treino? É bem isso. Você vai pegando o jeito.

 

Organização Pastas

 

 

 

Outro ponto essencial é organizar os diretórios da sua máquina. De nada adianta um arquivo muito organizado, mas os diretórios confusos. Lembre-se que qualquer pessoal que abrir seu arquivo tem que entender, e não só você. : )

 

 

diagramacao-interno-4

 

 

 

Por fim, prepare o arquivo para impressão e verifique se está tudo nos conformes. Faça uma boa revisão, antes de mais nada. Já falamos disso aqui no blog: http://www.four.com.br/dicas-revisao-tecnica/

 

 

 

Bom divertimento!

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*