A importância e o significado das cores no marketing
Simbologia é fundamental para transmitir diferentes sensações
Como já dissemos aqui no blog da Four, a tipografia é “alma” de todo trabalho, juntamente com o design. E, tão importante quanto utilizar a fonte mais adequada, é escolher a cor capaz de conquistar o público-alvo e transmitir a mensagem desejada.
Fundamental no marketing, a simbologia das cores tem diversos poderes, dentre eles promover a atração da marca, estímulo de compra, confiabilidade, reconhecimento e diferenciação no mercado.
Por representar um ponto de contato entre a empresa e o cliente, é essencial fazer um estudo das cores que serão utilizadas, pois cada uma incorpora diferentes significados, dependendo do segmento e do público-alvo.
Vejamos a simbologia das cores primárias e secundárias utilizadas no design. São elas:
Vermelha: Dinâmica, quente e chamativa. Utilizada em placas de sinalização, liquidações e redes de fast-food;
Amarela: Otimista, feliz e acolhedora. Junto com o vermelho, estimula o apetite. No ambiente corporativo passa transparência;
Azul: O tom claro provoca sensação de frescor, estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o escuro demostra poder e confiança;
Verde: É relaxante e remete a equilíbrio e harmonia. Utilizada em produtos de higiene e materiais de sustentabilidade;
Laranja: Retrata ânimo, calor, mudança e dinamismo. Pode representar uma empresa criativa, amigável e com espírito jovem;
Violeta: Representa nobreza, criatividade e mistério. Encontrada com facilidade em produtos de beleza e artigos de luxo;
Preta: Associada à força e elegância. Juntamente com o branco, marca presença no conceito minimalista do design;
Branca: Ressalta limpeza, pureza e tranquilidade. Gera contraste de conteúdo e permite destaque dos elementos;
Cinza: Conservadora e formal, flexível e agradável. Comumente utilizada no design corporativo e mercado tecnológico;
Marrom: Quente, neutra e natural. Aplicada frequentemente no segmento de móveis e construção civil.
Rosa: Feminina, romântica e inocente. Empregada em marcas delicadas e produtos infantis.
Como vemos, as cores possuem diversos significados. Basta estudar cada uma delas e experimentar.
Deixe uma resposta
Quer participar da discussão?Fique a vontade para contribuir!